sábado, 7 de março de 2009

Um pouco sobre sua técnica

Meu pai sempre gostou de um gênero de pintura não muito comum no Brasil - a miniatura. Seu menor quadro é um auto-retrato de 1cm x 1,5 cm e o maior ou um dos maiores chama-se "Jardinagem" e mede 31 cm x 60 cm. (Logo mais terei boas fotos destes trabalhos para postar).
Erroneamente muitas pessoas acham que o valor de um quadro é proporcional ao seu tamanho; no entanto, quanto menor o quadro, maior o grau de dificuldade do artista para obter as formas e perspectivas desejadas.
Quanto à técnica, sua preferência é óleo, mas domina também aquarela e pastel. Já pintou sobre os mais diversos materiais além de tela: madeira, couro, eucatex, fórmica, linóleo, louça, plástico e outros. Há muitos anos já não esboça mais, quer dizer, aplica a tinta diretamente sobre a tela, sem um desenho prévio.
Por pintar miniaturas, utiliza pincéis muito finos e prefere tintas estrangeiras às nacionais. Sua paleta não é de muitas cores, além das básicas preto e branco, utiliza com freqüência terra-de-siena e vermelho escuro. Muitas vezes trabalha simplesmente a figura, deixando como fundo a própria cor da base, como é possível notar no quadro Fernando Pessoa, já postado.
Os temas são os mais variados, de paisagens, naturezas mortas a animais e figuras humanas e a inspiração surge dos mais variados cantos, de fotos vistas em jornais ou revistas, postais, fotos de família e muita imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário